PARABÉNS
JAGUARIÚNA, 68º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA.
Bandeira e Brasão de Jaguariúna.
HISTÓRIA
Foi
no Bairro Tanquinho onde tudo começou em 1875, é o bairro mais antigo de
Jaguariúna. Há registros que neste local privilegiado pela localização
geográfica, área com águas dos rios Camanducaia, Jaguari e Atibaia serviu de
habitação para os índios Caiapós.
Era também servido por estradas antigas que
levavam aos Caminhos dos Goiazes (Caminhos de Goiás), por onde passaram
Bandeirantes e mais tarde tropeiros e boiadeiros.
O
Bairro Tanquinho, em 1932, foi palco de batalhas durante a Revolução Constitucionalista,
pois ficava no caminho para Campinas onde as forças governistas, vindas de Minas
Gerais, pretendiam chegar.
A
Ferrovia sempre fez parte da História de Jaguariúna, já no ano de 1875 com a
inauguração do trecho Mato Dentro (Carlos Gomes), Tanquinho, Jaguari e Guedes.
A
Estação da Vila Jaguary, atual Jaguariúna, serviu como um centro telegráfico de
transmissão de ordens aos batalhões que por ali se encontravam, durante a
Revolução Constitucionalista de 1932, foi também usada para distribuição de
munição e em barracões pertencentes à estação foram usados como abrigo para
caminhões militares.
As
fazendas, de grande importância na região, com grande produção de café, cana de
açúcar, algodão e outros.
Dentre
as inúmeras fazendas da região a Fazenda Florianópolis (atual Serrinha) e a
Fazenda da Barra também foram palco de batalhas e ocupação durante a Revolução
de 1932.
História de Jaguari e de Jaguariúna, em 1967. Notar que o texto ainda não cita, nessa época, ao contrário de hoje, Guilherme Giesbrecht como um dos fundadores, ao lado do Coronel Bueno (O Estado de S. Paulo, 30/12/1967).
Estação Atual. |
Fonte.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jaguari.html
https://trincheirasdejaguariuna.blogspot.com/2021/09/aniversario-de-jaguariuna-2021.html
Editado
e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
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