segunda-feira, 12 de setembro de 2022

ANIVERSÁRIO DE JAGUARIÚNA 2022.

 


 

PARABÉNS JAGUARIÚNA, 68º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA.

 

Bandeira e Brasão de Jaguariúna.










                                                                       HISTÓRIA

 

Foi no Bairro Tanquinho onde tudo começou em 1875, é o bairro mais antigo de Jaguariúna. Há registros que neste local privilegiado pela localização geográfica, área com águas dos rios Camanducaia, Jaguari e Atibaia serviu de habitação para os índios Caiapós.

 Era também servido por estradas antigas que levavam aos Caminhos dos Goiazes (Caminhos de Goiás), por onde passaram Bandeirantes e mais tarde tropeiros e boiadeiros.

O Bairro Tanquinho, em 1932, foi palco de batalhas durante a Revolução Constitucionalista, pois ficava no caminho para Campinas onde as forças governistas, vindas de Minas Gerais, pretendiam chegar.

A Ferrovia sempre fez parte da História de Jaguariúna, já no ano de 1875 com a inauguração do trecho Mato Dentro (Carlos Gomes), Tanquinho, Jaguari e Guedes.

A Estação da Vila Jaguary, atual Jaguariúna, serviu como um centro telegráfico de transmissão de ordens aos batalhões que por ali se encontravam, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi também usada para distribuição de munição e em barracões pertencentes à estação foram usados como abrigo para caminhões militares.

As fazendas, de grande importância na região, com grande produção de café, cana de açúcar, algodão e outros.

Dentre as inúmeras fazendas da região a Fazenda Florianópolis (atual Serrinha) e a Fazenda da Barra também foram palco de batalhas e ocupação durante a Revolução de 1932.

 



História de Jaguari e de Jaguariúna, em 1967. Notar que o texto ainda não cita, nessa época, ao contrário de hoje, Guilherme Giesbrecht como um dos fundadores, ao lado do Coronel Bueno (O Estado de S. Paulo, 30/12/1967).







Antiga Estação.




Estação Atual.


Mapa que mostra as linhas da Mogiana na região de Campinas: tronco original (1875), variante Guanabara-Guedes (1929-45)e variante Boa Vista-Guedes (1973) (Acervo ABPF, diagramação posterior Ralph M. Giesbrecht).




 Fonte.

http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jaguari.html

https://trincheirasdejaguariuna.blogspot.com/2021/09/aniversario-de-jaguariuna-2021.html

 


Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...