domingo, 2 de setembro de 2012

Encontrado outro Voluntário de Jaguariúna: Sr. ALFREDO DE SOUZA


Sr. Alfredo de Souza

 
 
 
ALFREDO DE SOUZA nasceu no distrito de Jaguary, atual Jaguariúna, em 24 de abril de 1914, filho do senhor José de Souza e senhora Alzira de Campos Souza. Casou-se em 1939 com a senhora Mariana Bodini de Souza e tiveram quatro filhos, Doraci de Souza e Silva, José Amâncio de Souza, Isael de Souza e Francisco de Assis Souza também conhecido como Kiko.
O Sr. Alfredo iniciou sua vida profissional aos 14 anos, quando ingressou na Cia. Mogiana, como auxiliar de linha no trecho da estação Guanabara em Campinas até a estação de Jaguary. Mais adiante, transferiu-se para a função de artífice de linha, como carpinteiro, continuando até aposentar-se nesta profissão.
Contou-me o senhor Alfredo, que assim que eclodiu a Revolução, ele começou a lutar por si mesmo, mas depois resolveu  alistar-se como voluntário. Contando 18 anos, foi para a cidade de Amparo e alistou-se no Batalhão 23 de Maio, donde seguiu, em trem blindado, para Minas Gerais passando por Mogi Mirim e Itapira.  Lutou com valentia e bravura. Foi ferido por um projétil que acertou o seu braço, próximo ao ombro, mas mesmo assim não abandonou o campo de batalha. Mesmo ferido, continuou lutando até o final, quando houve o armistício.
Retornou para Jaguary e sentindo-se incomodado com o braço que foi ferido, procurou um farmacêutico que examinando-o descobriu um corpo estranho, um pouco abaixo de seu cotovelo. Passou então por um especialista para retirar aquilo que o incomodava. Quando o médico retirou o corpo estranho de seu braço puderam ver que era o projétil que o havia atingido durante a batalha, que além de “caminhar” por seu braço também estava azinhavrado.
Posteriormente o senhor Alfredo alistou-se no 6º Regimento de Infantaria em Caçapava, onde serviu, de 1936 a 1937, na 1ªCia. de Fuzileiros, na 1ª linha de frente do 1º Batalhão  saindo na 1ª categoria.
 

Declaração de participação na Revolução de 1932.

 



 
Sr. Alfredo e um colega do quartel.
 
 






 
 
 
O senhor Alfredo teve destacada participação na institucionalização de Jaguariúna como município, exercendo as funções de Subdelegado de Polícia e de Comissário de Menores.  Também foi Vereador, como suplente, na legislatura de 1963 a 1966 e como titular, em dois mandatos, de 1967 a 1972.
 














  
Documentos do Sr. Alfredo.
 
 
Nos dias de hoje, com 98 anos, o senhor Alfredo continua morando em Jaguariúna junto com sua família.
 
Entrevistei o Sr. Alfredo em 28 de agosto de 2012.
 
 
 
Agradecimentos
Ao Sr. Isael de Souza e seu filho Alfredo Neto que forneceram fotos e documentos sobre o Sr. Alfredo de Souza e ao Sr. Tomaz de Aquino Pires que informou sobre a participação do Sr. Alfredo na Revolução Constitucionalista de 1932.
 
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...