quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

HERÓIS DA REVOLUÇÃO DE 1932.





- SAMUEL BENEVIDES -


A postagem de hoje é sobre um jovem herói que, com sua atitude corajosa, frustrou um provável ataque aos soldados constitucionalistas impedindo o avanço das tropas ditatoriais, e este fato ocorreu exatamente nos trilhos da Mogiana no trem que fazia o trajeto Jaguariúna/Amparo.
Ao acaso encontrei esta história no blog do Diácono Benevides, o qual gentilmente me autorizou a publica-la.
O jovem herói, que em 1932 tinha apenas 18 anos, protagonista deste acontecimento é o pai do Diácono Benedito Morais Benevides, Sr. Samuel Benevides e na época exercia a função de telegrafista na Estação Ferroviária de Jaguariúna.
Antes de continuarmos a história do nosso herói vamos fazer algumas considerações sobre a importância de um telegrafista, profissão hoje em dia está em desuso, atualmente utilizada pelas Força Armadas em informes preciosos e sigilosos e por alguns radioamadores.
Telegrafista é o profissional que usa o Código Morse, inventado por Samuel Morse consiste em dar as letras sinais de traços longos e breves, é como fazer de cada letra uma nota musical, são fáceis de serem entendidas pelo receptor, que vai escrevendo os sinais recebidos, transformando-os em letras, palavras e finalmente em frases, tudo com rapidez. Somente um especialista é capaz de identificar a sequência dos sons formados pelos traços longos e breves. O telegrafista precisa ter percepção, pois o agente transmissor lhe passa os traços e pontos, formando palavras com uma rapidez incrível onde qualquer distração perde-se a palavra ou registra-se errado, transformando ou modificando o texto.




Estação de Jaguari (Atual Jaguariúna, SP).

 




Durante a Revolução de 1932 os trens foram praticamente paralisados para viagens normais com passageiros, estavam a serviço da Revolução transportando soldados, armamentos, equipamentos, mantimentos etc.
 Samuel Benevides,era funcionário da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro na função de Telegrafista, [...] ao se ver, pelas circunstâncias, assumir a chefia da Estação, foi bravo, corajoso, muito serviu ao movimento: embarcou víveres para as frentes de luta, embarcou soldados e voluntários; pelo telégrafo transmitindo em códigos inúmeras mensagens, informava as tropas.
Numa noite, recebendo do “movimento” uma solicitação codificada:
“COLOQUE UM QUEIJO NO PMCESP.” – ENTENDEU, SIM, QUE O QUEIJO, ERA O PESO CIRCULAR QUE MOVE OS TRILHOS; ENTENDEU QUE VINHA UM COMBOIO COM (P) PASSAGEIROS (SOLDADOS FEDERALISTAS) (M) MISTO COM (C) CARGAS (ARMAMENTOS, VÍVERES) ESP. (FORA DO USUAL)”
 – Não titubeou; pondo em risco sua própria vida, virou a chave, fazendo o trem retornar a Minas… De noite, os soldados não perceberam que faziam caminho inverso, até que o dia amanhecesse, quando reconheceram o “erro”. Ao regressarem à Jaguariúna, o comandante prendeu o maquinista, foguista, chefe e guarda trem e meu pai, alojando-os na “sala de espera” da estação.[...]

Durante a Revolução de 1932 o espirito de patriotismo e civismo tomou conta de toda a população, soldados, voluntários ou não, o ideal da Liberdade, da Ordem e da Lei movia todos os cidadãos à luta em prol do bem comum, pela democracia pela Constituição.

Nossas Honras a SAMUEL BENEVIDES um revolucionário constitucionalista, um Herói de 1932.














Informativo dos horários dos trens em 31/11/1932.













 Locomotivas utilizadas, na época, pela Mogiana, na região de
 Campinas/Jaguary, recuperadas hoje fazem o
passeio turístico entre Campinas e Jaguariúna.







 


















Um agradecimento especial ao Diácono Benevides.










Fonte.


https://diaconobenevides.wordpress.com/2009/05/23/o-soldado-constitucionalista/

https://diaconobenevides.wordpress.com/?s=MMDC+O+soldado+constitucionalista



http://www.abpf.com.br/trens-da-abpf/





Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...