Homenagem ao Soldado JUSTINO ALFREDO.
JUSTINO ALFREDO nasceu em Campinas em 24 de setembro de 1919, filho de Alexandre Alfredo e Mercedes Alfredo.
O último Veterano campineiro vivo completa amanhã 100 anos e será homenageado na Praça Largo do Pará em Campinas, SP.
A 11ª Brigada de Infantaria Leve, Escola Preparatória de cadetes do Exército (EsPCEx), a Associação dos Expedicionários Campineiros (AExCamp), Associação dos ex-integrantes do Tiro de Guerra de Campinas, Associação dos antigos integrantes do 5º GCan 90 AAe/2º B Log (Batalhão Cidade de Campinas), Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo (CVMAISP) e Dogs Of War (Grupo de pesquisa e reencenação Histórica) irão comemorar o centenário do Sr. Justino com um bolo de aniversário e uma pequena apresentação da Banda de Música da EsPCEx no coreto do Largo do Pará, em Campinas às 10 horas do dia 24 de setembro de 2019.
Em entrevista ao Jornal da EPTV, em 2018 o Veterano disse:
"Eu considero que eu fui um herói. Pelo que passei, tive sorte de não morrer". Justino Alfredo lembra a dificuldade da missão. "Nós estávamos cara a cara com os homens, e eles na vantagem, estavam mais alto".
Em 16 de setembro de 1944 o 6º Regimento Infantaria entrava em Combate contra o nazi-fascismo, libertando a cidade de Massarosa na Itália. Incorporados ao Regimento estavam 210 campineiros, na maioria, reservistas formados pelo Tiro de Guerra 176 (Campinas). Entre esses pracinhas estava o Sr. JUSTINO ALFREDO.
5ªCia. 6ºR.I. |
A rendição dos nazistas aos brasileiros ocorreu em 29 de abril de 1945. A data é celebrada com gratidão na Itália. A história dos brasileiros que ajudaram na guerra é passada de geração para geração. No Brasil é pouco lembrada.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a FEB demonstrou toda a sua capacidade de adaptação às novas situações, adestrando-se e combatendo junto às Forças Aliadas, na defesa dos interesses brasileiros, em meio ao cenário político internacional conturbado. Seus integrantes, verdadeiros heróis, carinhosamente chamados de "Pracinhas". Foram 25.445 brasileiros que participaram da campanha da FEB na Itália, na Segunda Guerra, com 465 mortos. De Campinas, foram convocados 328 pessoas, quatro deles morreram.
Em continuidade das comemorações, ao Sr. Justino Alfredo e Veteranos da FEB, o 2º Batalhão Logístico Leve realizará missa em ação de graças no dia 27 de setembro, às 8:30 no próprio Batalhão, seguida de uma solenidade militar em Homenagem ao Centenário do Veterano Justino e do Cinquentenário dos reservistas do 5º GCan 90 AAé da turma de 1969.
Fonte.
correio.rac.com.br
eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito
g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticias/
defesanet.com.br/ecos/noticias/29210/Herois-da-FEB-recebem-homenagens
facebook.com/aexpcamp/post/
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
23/09/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário