terça-feira, 11 de setembro de 2018

64º Aniversário do Município de Jaguariúna.



Antiga ponte férrea que atravessa o rio Jaguari.
A Ponte é Patrimônio da cidade e esta preservada até os dias de hoje.  


E foi por estas Terras, banhadas pelos rios Atibaia, Jaguari e Camanducaia, habitada pelos índios Caiapós, que serviu de passagem para o Caminho de Goiazes, por onde passaram os Bandeirantes, Tropeiros, Boiadeiros e Imigrantes. Surgindo, então, os primeiros pousos, o de Tanquinho Velho e posteriormente, o Pouso do Jaguari. Estes Pousos serviram os desbravadores e colonizadores que seguiam para Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais e assim foi surgindo o vilarejo, primeiro com o nome de Vila Bueno.
No dia 03 de maio de 1875 ocorre a inauguração da primeira Estação Ferroviária, da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, com o nome de Estação Jaguary. Em 1896 a Vila passa a Distrito de Paz e a se chamar Vila Jaguary e com o Decreto de Nº14.344 de 30 de novembro de 1944, tornou-se Distrito de Jaguariúna e sua emancipação política deu-se em 30 de dezembro de 1953, passando a Município de Jaguariúna.
E foi também por estes caminhos que passaram, além de várias personalidades importantes, os Soldados das Revoluções de 1924, 1930 e 1932. Entre eles o famoso Estrategista da Revolução de 1924, Tenente Cabanas e também passou por estas Terras em 1932, o Comandante Romão Gomes com a lendária Coluna Romão Gomes.
E assim a Estrela da Mogiana, Bonita por Natureza completa 64 anos de emancipação política carregando em sua História muitos fatos importantes que engrandecem a História do Estado de São Paulo.



Brasão de Armas de Jaguariúna


O 10º Núcleo de Correspondência – MMDC Trincheiras de 32 de Jaguariúna saúda a Cidade de Jaguariúna neste 12 de setembro de 2018, quando se comemora seu 64º aniversário.



Bandeira do Município de Jaguariúna.



Veja:




Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...