Antiga ponte férrea que atravessa o rio Jaguari. A Ponte é Patrimônio da cidade e esta preservada até os dias de hoje. |
E foi por estas Terras, banhadas pelos rios Atibaia, Jaguari e Camanducaia, habitada pelos índios Caiapós, que serviu de passagem para o Caminho de Goiazes, por onde passaram os Bandeirantes, Tropeiros, Boiadeiros e Imigrantes. Surgindo, então, os primeiros pousos, o de Tanquinho Velho e posteriormente, o Pouso do Jaguari. Estes Pousos serviram os desbravadores e colonizadores que seguiam para Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais e assim foi surgindo o vilarejo, primeiro com o nome de Vila Bueno.
No dia 03 de maio de 1875 ocorre a inauguração da primeira Estação Ferroviária, da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, com o nome de Estação Jaguary. Em 1896 a Vila passa a Distrito de Paz e a se chamar Vila Jaguary e com o Decreto de Nº14.344 de 30 de novembro de 1944, tornou-se Distrito de Jaguariúna e sua emancipação política deu-se em 30 de dezembro de 1953, passando a Município de Jaguariúna.
E foi também por estes caminhos que passaram, além de várias personalidades importantes, os Soldados das Revoluções de 1924, 1930 e 1932. Entre eles o famoso Estrategista da Revolução de 1924, Tenente Cabanas e também passou por estas Terras em 1932, o Comandante Romão Gomes com a lendária Coluna Romão Gomes.
E assim a Estrela da Mogiana, Bonita por Natureza completa 64 anos de emancipação política carregando em sua História muitos fatos importantes que engrandecem a História do Estado de São Paulo.
Brasão de Armas de Jaguariúna |
O 10º Núcleo de Correspondência – MMDC Trincheiras de 32 de Jaguariúna saúda a Cidade de Jaguariúna neste 12 de setembro de 2018, quando se comemora seu 64º aniversário.
Bandeira do Município de Jaguariúna. |
Veja:
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário