terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Dia do Imigrante



A data é comemorada desde 14 de novembro de 1957, quando o decreto n° 30.128, assinado pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, determinou o 1° de dezembro como Dia do Imigrante. Essa data foi escolhida para coincidir com o primeiro domingo do advento, que significa "vinda, chegada". O advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal e, entre os católicos, esse período é dedicado à preparação espiritual antes da vinda de Jesus.








Imigrantes na Revolução de 1932.


Um grande número de imigrantes radicados Brasil, participaram da Revolução Constitucionalistas de 1932, a maioria como voluntários.

 São Paulo agradece aos que deram a vida na luta pela nossa liberdade.

Abrindo o livro Cruzes Paulista, ao acaso, a página continha as informações biográficas de um voluntário português, a qual transcrevo a seguir e assim homenagear a todos os imigrantes.





                                 Antônio Amaro – Voluntário.


“Antonio Amaro era português de nascimento, há muito se integrara com a nossa gente da cidade e do sertão. Morava em Tanaby. Iniciada a Revolução, fez parte da comissão local do MMDC, a eficientíssima organização da retaguarda. Não ficou satisfeito, porém, com o valioso auxílio que ali prestava. Quis fazer mais. E, conhecedor da região do Porto Taboado, tornou-se guia das tropas comandadas pelo Cap. José Teixeira Pinto. A 12 de agosto ia ele na frente da tropa, próximo ao córrego do Jacu Queimado, quando ao frontear a uma residência, uma força adversária atacou-a de surpresa. Antônio Amaro foi o primeiro a cair, com um ferimento na cabeça, morto no mesmo instante. Seu corpo foi, pelos adversários, jogado ao Rio Paraná, sem que os remanescentes da tropa que ele guiava – 1º Batalhão de Rio Preto – pudessem dar-lhe sepultura cristã.
Antônio Amaro nasceu em Castello Velho, Portugal em 24 de abril de 1891, filho do Sr. Eduardo Amaro e da Sra. Anna Amaro. Era casado com a Sra. Cristina Martins Amaro, era comerciante e proprietário em Tanaby. Naturalizado brasileiro, exercera, por vezes, cargos público naquela cidade paulista.”



Fonte.

MONTENEGRO, B; WEISSHON, A.A. (org.) CRUZES PAULISTAS: os que tombaram em 1932 pela gloria de servir São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1936. 516p.

http://jambo.com.br/datas-comemorativas


Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...