sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GLÓRIA AO SOLDADO PAULISTA!




“Paulistas, dinâmicos e infatigáveis!
Paulistas, que assegurais, com o vosso esforço e a vossa inteligência, a grandeza e o prestígio de São Paulo!
Paulistas, hercúleos construtores de uma Pátria maior!
Pausai a pena; descansai o arado; sustai o ritmo das vossas fábricas; cessai por um instante a vossa atividade fecunda e inigualável!
Paulistas! Genuflexos, elevai por um segundo o vosso pensamento até os dias gloriosos de 32; conduzi o espirito para as trincheiras que ocupastes, ou que vossos filhos ocuparam; relembre os instantes decisivos do combate; rememorai a majestade do valor e do heroísmo dos vossos soldados, conduzidos à luta pela força de um ideal superior!
Fixareis um quadro que cobriu de honra a geração presente e encheu de luz a História de Piratininga!
E pensareis: Como é grande a minha gente! Quanto é nobre este meu povo!
Recordando os companheiros que caíram – venturosa morte! – uma nuvem de tristeza vos passará pelo semblante e uma lágrima tombará dos olhos das noivas e das mães que os perderam...
Passado o estrépito da luta, cruzes toscas assinalam, e ali, os corpos dos que morreram. Heróis humildes obscuros, descansam o último sono no seio da terra que eles provaram ter sabido amar!
Paulistas! Ergamos um monumento em homenagem aos que souberam partir; e elevemos um mausoléu para repositório sagrado dos que souberam morrer!
Marquemos na pedra e no bronze, a imortalidade de nosso reconhecimento, para que o seu exemplo ilumine as gerações vindouras e as estimulem no amor e na dedicação a este torrão glorioso!
Paulistas! Como o fizestes na Campanha do Ouro, daí muito para a construção desses monumentos, símbolos da gratidão e da glória da Terra das Bandeiras!
Que nenhum paulista se recuse a contribuir para o pagamento da dívida sagrada que todos temos para com nossos heróis!

São Paulo, 15 de Junho de 1935.

A COMISSÃO CENTRAL.”


 Transcrição de um texto do livro “Cruzes Paulistas” que está inserido no “Apêndice” e faz parte dos discursos que foram pronunciados nas Rádios Paulistas em prol da “Campanha Pró Monumento e Mausoléu ao Soldado Paulista de 32”.




Imagem do texto que foi publicado no livro numa ilustração de Nelson Nobrega.





Fonte.

MONTENEGRO, B; WEISSHON, A.A. (org.) CRUZES PAULISTAS: os que tombaram em 1932 pela gloria de servir São Paulo: Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1936. 516p.




Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...