sábado, 11 de maio de 2024

Homenagem às Mães!!!

 

 A iniciativa da comemoração do Dia das Mães, no Brasil, coube à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS). A data foi trazida ao Brasil pelo então Secretário-geral da instituição, Frank Long. A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.




Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, Dª. Isabel Paes de Barros exclamava com energia para seus filhos: - Ide! Ide para as trincheiras. Paulistas são, não se concebem no momento, fora do seu lugar de honra, e esse lugar é a trincheira.  Não me apareçais em casa senão fardados e prontos para partir, convictos da dupla obrigação de: lutar por vós e por mim.

 

Mães! Que não recebestes sequer um abraço do que partiu! Nem sabeis para onde foi! Não importa! Não choreis! Foi para a Pátria que o educastes e ele está onde a Pátria o chamou!

[...]

E vós todas, sedes valorosas. Sede fortes como foi a mulher paulista de outras eras.

Dizei com ela: Ou serás vencedor ou não voltarás!

 

E ainda na mesma reunião: - Senhoras! Levai a vossa voz, que é a nossa, a todo o coração de mãe que pulsa e vibra neste grande Brasil, para que sinta a grandeza do movimento que nos empolga. Que cada mãe brasileira mande seu filho lutar não contra nós, mas por nós, que é pelo Brasil que lutamos.

Nada mais belo no mundo do que o amor desinteressado. O motivo mais justo e que maior força deve fazer no coração do homem bem formado, para amar a Deus, é ter-nos, Esse Senhor Infinito, criado sem interesse algum seu. Não necessitava de nós para nada; era infinitamente feliz e perfeito na sua Essência Sempiterna. Se nos criou foi única e exclusivamente por amor, para nos fazer felizes criando-nos à sua imagem e semelhança.

Terra adorada de São Paulo, sem seres Deus, és o Deus do Brasil; e a tua essência sempiterna, arcano de maravilhas e perfeições, está no coração de tuas filhas benditas!

Uma das mais belas e heroicas passagens durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi o engajamento e a dedicação das mulheres, mães resignadas, fortes e corajosas deixando o exemplo do amor puro e incondicional a seus filhos e à Pátria.





MÃE é símbolo de coragem, abnegação, solidariedade e amor é o alicerce e o exemplo para que seus filhos sigam uma vida digna e plena.

 

O PORTAL TRINCHEIRAS DE JAGUARIÚNA DESEJA A TODAS AS MÃES UM FELIZ DIA COM MUITO AMOR E CARINHO!!!

 

UMA HOMENAGEM ESPECIAL À MINHA MÃE E AVÓS QUE BRILHARAM NA TERRA COMO HEROINAS E BRILHAM NO INFINITO COMO AS ESTRELAS!!!

 

 

 

Bibliografia.

RODRIGUES, J., A Mulher Paulista no Movimento Pró Constituinte. Empresa Gráfica 

da Revista dos Tribunais, 1933, 192p.

https://pt.wikipedia.org/wiki

 

 

Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...