Homenagem da Coca Cola a São Paulo no 25º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.
DE 9 DE JULHO
A 9 DE JULHO
25 ANOS DE GRATIDÃO
Se Anchieta deu a medida física de São Paulo,
Se Paes Leme deu a medida geográfica de São Paulo,
Se Amador Bueno deu a medida política de São Paulo,
Os Drausios, os Martins, os Camargos e os Miragaias deram a medida moral, a medida espiritual, a medida do coração.
Pedro I estabeleceu, de dentro de São Paulo um lugar para o Brasil no concêrto das nações livres – mas vós todos, Paulistas, que destes vosso ouro, vosso sangue e vossas lágrimas para o bem de São Paulo – vós estabelecestes um novo conceito de Liberdade, um novo padrão de Nacionalismo, um novo termo de Justiça!
Desde a cruz De Anchieta até os fuzis que empunhastes em 32, a trajetória de São Paulo é uma única e brilhante diretriz que, neste inesquecível 9 de Julho, e orgulhosamente reverenciam
Os Fabricantes de Coca Cola
A Coca Cola na 2ª Guerra Mundial e no Brasil.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o então presidente da The Coca-Cola Company, Robert Woodruff, fez uma promessa às Forças Armadas dos Estados Unidos: os soldados americanos teriam sempre uma Coca-Cola gelada por perto para matar a sede e ao preço de 5 cents — independentemente do custo para a empresa. Assim, em 1941, a Coca-Cola fabricou em Recife o seu primeiro refrigerante em solo brasileiro. A capital de Pernambuco formava, junto com Natal, o chamado “Corredor da Vitória”, parada obrigatória das embarcações e outros veículos militares que rumavam para a Europa em guerra. A Coca-Cola usou as instalações da fábrica de água mineral Santa Clara, que existe até hoje. Depois foram instaladas mini fábricas (kits com equipamentos básicos para produção de refrigerante) em Recife e Natal.
A primeira fábrica constituída no país pela Coca-Cola Brasil foi inaugurada em São Cristóvão, à época um importante polo industrial do Rio de Janeiro. Em 18 de abril de 1942, foram produzidas as primeiras unidades — garrafinhas de 185ml, as únicas disponíveis. O concentrado e o gás vinham dos EUA. No ano seguinte, em 1943, a Coca-Cola Brasil inaugurou sua primeira filial no país, em São Paulo. Os brasileiros ainda se acostumariam com o sabor único da Coca-Cola.
Um Sargento da FEB, ao desembarcar em 1945 no Brasil, sendo entrevistado saboreando uma Coca Cola. "Garoto Propaganda" |
Num campo de batalha pausa para uma Coca Cola. |
1932 - Em homenagem à Aviação. |
Fonte.
Jornal Diário da Noite, Edição Comemorativa do 25º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, 09 de julho de 1957. (Arquivo pessoal).
Imagens.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
05/01/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário