Dia 23 de Maio é o dia em que se comemora o DIA DA JUVENTUDE CONSTITUCIONALISTA, é uma data muito importante para a democracia brasileira, pois nesta data em 1932, quatro jovens paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – Mario Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade - foram mortos, num confronto durante uma passeata na área central da Capital paulista, quando se manifestavam contra a ditadura. Este fato foi um dos motivos para antecipar o início da luta armada contra o governo ditatorial e a favor de uma Constituição.
Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) tombaram em nome da liberdade, estas mortes não foram em vão e hoje têm seus nomes gravados no Livro dos Heróis da Pátria (Lei 2430 de 20 de junho de 2011).
Em homenagem a estes bravos jovens guerreiros e a todos os Soldados Constitucionalistas publico uma série de fotografias, feitas por jornalistas em campos de batalhas, que foram publicadas em jornais em 1932 durante a Revolução.
Estas imagens foram gravadas em momentos de repouso na retaguarda ou intervalos das duras batalhas, são imagens em diversos Setores de Combates, sem especificar localização ou nomes de combatentes, com exceção da última fotografia.
PAULISTAS EM ARMAS NA DEFESA DA LEGALIDADE!
Oficiais sentados: Capitão Marcos Ribeiro Filho, Tenente Paschoal Ranieri Mazzili e Tenente Alcides de Araujo Vargas e, em pé, Tenente João Alves Ribeiro e Tenente Antonio Rebouças. |
Nossas honras aos Jovens Combatentes de 32!!!!!!
"Pin" que pertenceu a meu pai, Voluntário Joaquim Norberto de Toledo Junior. |
Fonte.
Jornal “Diário da Noite”, Edição Especial 09/07/1957. (Arquivo pessoal).
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
22/05/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário