Martin Jayo fotografou este quadro em um antiquário na Vila Madalena,SP. (2012) |
Vicente Caruso, inspirado em pin-ups americanas, desenhou as pin-ups brasileiras e no ano de 1954, em homenagem a São Paulo, realizou uma série de pin-ups paulistas retratando mulheres ambientadas em locais tradicionais de São Paulo, em alguns mostrando marcos tradicionais da cidade. Estes retratos foram utilizados em cartazes, folhinhas (calendários) enfim em uma infinidade de propagandas diversas.
Caruso criou as pin-ups paulista para a Goodyear e a Colchões de Molas Brasil, em homenagem ao 4º Centenário de São Paulo em 1954. Na ilustração da folhinhada Goodyear, a bandeira do Estado descortina uma nova cidade —onde se vê o Banespa (1947), o Martinelli (1934) e o prédio do Banco do Brasil (1954). Um quadro pendurado no apartamento da moça remonta a fundação da capital, com a catequização dos índios pelos jesuítas. E no desenho usado pelo Colchões de Molas Brasil o centro de São Paulo é retratado atrás da pin-up que carrega a bandeira paulista.
Os retratos das pin-ups com a bandeira de São Paulo, usados nos calendários em 1954, foram relacionados à Revolução Constitucionalista pois os desenhos mostravam as pin-ups representando a mulher paulista, forte, guerreira ao mesmo tempo elegante e bonita; a bandeira paulista representando o civismo de seus cidadãos e também os tradicionais marcos de São Paulo.
VICENTE CARUSO.
Nascido em São Carlos, SP, Vicente Caruso (1912/1986) foi um artista plástico e ilustrador que se destacou pelas pin-ups paulistas morou durante grande parte de sua vida na capital, em bairros como Ipiranga, Aclimação e centro. Sua última morada foi a rua Augusta, onde mantinha um ateliê.
Sua pintura mais famosa foi O Cristo, se Vicente Caruso tivesse pintado apenas o Cristo em toda a sua vida, já teria méritos suficientes para ser admirado, mesmo depois de mais de 30 anos da sua morte.
Ninguém, como ele, soube transportar para a tela a beleza da mulher brasileira, o frescor da sua pele e aquele algo mais que poucas mulheres no mundo conseguem mostrar.
Filho do italiano Florencio Caruso, Vicente era o terceiro de nove rebentos — oito deles habilidosos com o pincel. Um dos irmãos, Salvador, teria produzido cartazes convocatórios para a Revolução de 1932.
Gostava de visitar museus na Espanha e na Itália e de tirar fotografias. "Nas horas vagas, cantava ópera", lembra o sobrinho Rubens Caruso.
O Cristo - pintura mais famosa de Caruso. |
O 10º NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA - MMDC TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32 DE JAGUARIÚNA deseja que o Calendário de 2018 marque muitos dias felizes com muitas realizações, que a solidariedade, a paz e amor estejam presentes em todos os dias do ano, que a justiça impere no mundo e que não tenha dias para preconceitos!!!!!
Feliz 2018 aos amigos, aos Irmãos de Armas, aos meus seguidores, às senhoras e aos senhores que acompanham este blog!!!!
Fonte.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
31/12/2017.