terça-feira, 15 de agosto de 2017

Os irmãos Silveira Mello na Revolução de 1932.



O jornal “Folha da Manhã” de 21 de agosto de 1932 publicou a seguinte matéria na coluna “Respigando”:

“O gesto de Piracicaba é a demonstração prática do sentimento que anima todas as cidades paulistas, cada uma delas empenhada em querer ser a primeira em contribuir para a grande luta que dentro de breves dias há de redimir o Brasil.
Piracicaba que à causa constitucionalista deu todo seu apoio moral e material, acaba de perder, nas linhas de frente, o seu primeiro voluntário, o jovem Ennes Silveira Mello, pertencente a tradicional família paulista. E a terra de Prudente de Moraes recebeu com carinho os despojos do valoroso soldado da lei, prestando-lhe as suas homenagens. O corpo inanimado não abateu, entretanto, o moral da família do morto, assim como não arrefeceu o entusiasmo da mocidade piracicabana. A mãe contendo as lagrimas, dá ao filho o seu beijo de despedida e, junto do seu corpo ainda quente, concita os irmãos a que prossigam na campanha, até a vitória final; Piracicaba, para substituir o seu primeiro soldado que tombou, mandava no mesmo dia de seu sepultamento, mais cinquenta e cinco voluntários.
Os telegramas dirigidos aos senhores Francisco Morato, Paulo de Moraes Barros e Gal. Bertholdo Klinger pelo prefeito da culta cidade paulista não apenas nos comovem, mas também, nos enchem de orgulho por pertencermos a uma raça cuja fibra e cujos feitos nada ficam a dever aos das grandes raças que a História do Mundo celebra em suas páginas.
A cada soldado da lei que morre varado pelas balas ditatoriais, cinquenta e cinco correm para tomar o seu lugar nas linhas de fogo!
Só uma causa nobre e digna poderia operar este prodígio. E que nos levantamos e que de pé permaneceremos até ver o Brasil restituído ao império. Para isso, não faltam nem homens nem patriotismo.”
“Respigador” (acervo.folha.uol.com.br)







ENNES SILVEIRA MELLO
Ennes nasceu em 27 de novembro de 1905. Era solteiro e agrimensor.
Ennes fez parte do primeiro Batalhão de Voluntários de Piracicaba e partiu para os combates na Frente Norte, em proteção da Fazenda Moraes em Queluz. No dia 15 de agosto de 1932, estava, com outros soldados, construindo um abrigo contra aviões na trincheira onde se encontravam. Tudo estava calmo, não havia batalha. Ennes saiu da trincheira para buscar taquaras que camuflassem a defesa quando foi atingido por rajadas de metralhadora que, na véspera, tinha sido montada, pelo inimigo, numa moita. Levado para o Hospital de Cruzeiro, morreu no dia 17.
             A morte de Ennes Silveira Mello acendeu ainda mais o fervor patriótico em Piracicaba. A mãe de Ennes, Malvina, em vez de lamentar a morte do filho, convocou a juventude para continuar a luta. Para o lugar de Ennes Silveira Mello, apareceram mais 50 voluntários.




JOÃO GENNES SILVEIRA MELLO.  
Nasceu em Piracicaba, foi Voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932 e serviu com logísticas no trem de viveres da Sorocabana para o Paraná.

“O irmão de meu pai, Ennes da Silveira Mello, herói piracicabano tem até uma praça em Piracicaba com o seu nome, meu avô paterno José da Silveira Mello e Malvina Sampaio Silveira Mello, meu pai Joao Gennes da Silveira Mello. Eu vivo tem 20 anos nos EUA em Miami, meu irmão Joaquim Mello vive em São Paulo é arquiteto formado pelo Instituto Mackenzie.”
Palavras de João Mello, filho de João Gennes da Silveira Mello.


Ennes e João Gennes, eram filhos de José da Silveira Mello e Malvina Sampaio Silveira Mello.



Léo Silveira Mello, pai de meu marido, era primo de Ennes e João Gennes, também foi voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932.
Veja em:




Agradecimento especial a João Mello pelo depoimento.



Batalhão Piracicabano.(fot. ilustrativa).




Fonte.   
  
www.aprovincia.com.br › Posts › Memorial Piracicaba › Especial
acervo.folha.uol.com.br
http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/revolucaoconstitucionalista-de-1932-31602





Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
15/08/2017.

Um comentário:

  1. Sra Maria Helena gostaria de entrar em contacto. Meu e mail tacticalzone@aol.com
    Feliz ano novo 2019

    João Mello

    ResponderExcluir

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...