“O Movimento de 1887”, trata-se da publicação da conferência proferida pelo Dr. Tácito de Almeida em 20 de agosto de 1934 no Clube Atlético Bandeirante, dois anos após o termino da Revolução Constitucionalista de 1932.
Este trabalho realizado em conjunto dos Núcleos de Correspondência da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC – Itapetininga e Jaguariúna encontra-se publicado e disponibilizado nos links a seguir:
Leitura online - https://issuu.com/excmbitape/docs/revolta_1887
Este raro exemplar, que foi digitalizado, pertenceu a meu pai, Voluntário na Revolução de 32, Joaquim Norberto de Toledo Junior.
Tácito de Almeidanasceu em Campinas, SP no dia 14 de junho de 1889 e faleceu em São Paulo em 3 de setembro de 1940.
Foi o quarto filho de Estevam de Araújo Almeida e de Angelina de Andrade. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1920. Foi nomeado delegado de polícia de Rio Claro e posteriormente promotor público de Taubaté. Colaborou para a fundação da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde lecionou na cadeira de Ciências Políticas. Foi consultor jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Instituto de Engenharia. Membro ativo do grupo realizador da Semana de Arte Moderna de 1922, e colaborador da revista Klaxon. Destacou-se na Revolução Constitucionalista de 1932, quando organizou o Batalhão de Defesa Paulista, tendo participado com bravura da célebre luta no setor de Cunha, juntamente com seu irmão, o poeta, jornalista e também advogado, Guilherme de Almeida, “príncipe dos poetas brasileiros". Um dos fundadores do Partido Democrático, dissidência do Partido Republicano Paulista. Dirigiu o Diário Nacional e presidiu a Liga de Defesa Paulista, após a Revolução de 1930. (Informações biográficas em pt.wikipedia.org).
Publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
PARABÉNS MARIA HELENA PELA SUA VALIOSA COLABORAÇÃO NO INTUITO DE COLABORAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA !
ResponderExcluirObrigada, Cel. Mario Ventura.
ExcluirUm grande Abraço.
Maria Helena