Joaquim Norberto de Toledo, meu avô, era filho de José Joaquim de Toledo Junior e Gertrudes Eufrosina Pinto de Toledo, nasceu em Itú em 6 de junho de 1863. Sua primeira formação foi pelo Colégio dos P.P. Jesuítas Colégio São Luiz formando-se em 1876 posteriormente, em 1887, foi diplomado como professor pela Escola Normal de São Paulo. Casou-se com Ambrosina Laudelina Bonilha a qual também era professora, formada no mesmo ano. Tiveram dez filhos.
A principal atividade, durante sua vida foi a de Professor, foi o primeiro professor formado a lecionar em São Pedro, mas também participou ativamente da vida política do país, foi nomeado em 1893, pelo Vice Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Floriano Peixoto, ao posto de Tenente Coronel Chefe do Estado Maior do Comando Superior da Guarda Nacional da Comarca de São Pedro de Piracicaba, foi Presidente da Câmara Municipal de São Pedro (1918/1922), Prefeito de São Pedro (1922/1925), Prefeito em Piracicaba (1933/1936) foi membro ativo do Partido Republicano Brasileiro e outros e em 1932 foi nomeado membro da Comissão da Comissão de Alistamento do M.M.D.C. e da Secção de Assistência às Famílias de Voluntários.
Três filhos e uma filha, netos(as), genros e sobrinhos seus, alistaram-se como voluntários na Revolução Constitucionalista de 1932, como soldados combatentes nas trincheiras e como auxiliares na Cruz Vermelha.
Cel. Joaquim Norberto de Toledo faleceu em Piracicaba em 12 de janeiro de 1951.
A seguir imagens de documentos de sua participação na Revolução de 1932.
Lista dos Comandantes da Guarda Nacional. |
Documento mostrando as doações de meu avô em prol da Revolução de 1932. |
Convocação da Câmara Municipal de Piracicaba. |
Informações e imagens de arquivo pessoal.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário