Dentre os inúmeros apetrechos que o Soldado Constitucionalista carregava dentro de sua mochila, um deles era o “Kit de Primeiros Socorros”, fornecido pela Cruz Vermelha Brasileira e confeccionado pelas voluntárias da Revolução de 1932.
Em entrevista publicada pelo G1 (2013) e pelo Jornal Cruzeiro (2016) a Sra. Zuleika Sucupira Kenworthy(*), moradora de Sorocaba – SP, conta como eram confeccionados: A Sra. Zuleika relata que ajudou a preparar os kits de primeiros socorros para os soldados. Disse ela: “Eu trabalhei na Cruz Vermelha, trabalhando nos pacotinhos de emergência, que ninguém sabia que existia, mas que salvou a vida de muita gente”.
Conta ela que no pacotinho continha 1 vidrinho de iodo, 1 atadura, dois pedaços de gaze, um rolinho de esparadrapo e um alfinete. “Era bem pequeno para ir na mochila de cada soldado.”
Nas imagens a mochila e o kit de primeiros socorros que pertenceram ao Soldado Constitucionalista Joaquim Norberto de Toledo Junior.
Mochila de Joaquim Norberto de Toledo Junior, Quincas Gaiteiro. |
O saquinho é confeccionado em tecido de algodão, tem 12 cm de altura por 8 cm de largura. |
O frasco de iodo tem 4,5 cm de altura e com a rolha 5 cm. |
O selo com informações de uso é colado ao tecido. |
*Sra. Zuleika Sucupira Kenworthy, Procuradora de Justiça, foi a primeira Promotora de Justiça das Américas, nascida em Jundiaí e neta do Major Sucupira.
Fonte.
Disponívelhttp://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/713722/ato-civico-homenageia-combatentes-de-1932-em-sorocaba, acesso em15 de set. de 2016.
Disponível http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/07/ex-combatente-de-103-anos-relembra-movimento-constitucionalista.html, acesso em 15 de set. de 2016.
Imagens de arquivo pessoal.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário