quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Kit de Primeiros Socorros na Revolução.



Dentre os inúmeros apetrechos que o Soldado Constitucionalista carregava dentro de sua mochila, um deles era o “Kit de Primeiros Socorros”, fornecido pela Cruz Vermelha Brasileira e confeccionado pelas voluntárias da Revolução de 1932.
Em entrevista publicada pelo G1 (2013) e pelo Jornal Cruzeiro (2016) a Sra. Zuleika Sucupira  Kenworthy(*), moradora de Sorocaba – SP, conta como eram confeccionados: A Sra. Zuleika relata que ajudou a preparar os kits de primeiros socorros para os soldados. Disse ela: “Eu trabalhei na Cruz Vermelha, trabalhando nos pacotinhos de emergência, que ninguém sabia que existia, mas que salvou a vida de muita gente”.
Conta ela que no pacotinho continha 1 vidrinho de iodo, 1 atadura, dois pedaços de gaze, um rolinho de esparadrapo e um alfinete. “Era bem pequeno para ir na mochila de cada soldado.”
Nas imagens a mochila e o kit de primeiros socorros  que pertenceram ao Soldado Constitucionalista Joaquim Norberto de Toledo Junior.







Mochila de Joaquim Norberto de Toledo Junior, Quincas Gaiteiro.










O saquinho é confeccionado em tecido de algodão, tem 12 cm de altura por 8 cm de largura.


O frasco de iodo tem 4,5 cm de altura e com a rolha 5 cm.



O selo com informações de uso é colado ao tecido.







               *Sra. Zuleika Sucupira Kenworthy, Procuradora de Justiça, foi a primeira Promotora de Justiça das Américas, nascida em Jundiaí e neta do Major Sucupira.




Fonte.



Imagens de arquivo pessoal.



Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...