Estação Jaguary - 1910. |
O 10º Núcleo de Correspondência “Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna” saúda a cidade pelos seus 62 anos de emancipação Política, Administrativa, comemorado hoje,12 de setembro de 2016.
Sempre na vanguarda dos acontecimentos históricos do Estado, a Vila Jaguari teve quatro de seus filhos participando como Soldados Voluntários na Revolução Constitucionalista de 1932, um dos mais importantes acontecimento da história política e também considerado o maior movimento armado do Brasil, lutando por um ideal maior, pela liberdade e pela justiça do nosso País.
Das Terras da Vila Jaguari partiram Alfredo Guedes, Alfredo de Souza, Nabor de Moraes e Valdomiro Chiavegato, levando para os anais da história, o nome da cidade como participante deste tão importante evento.
A Vila Jaguari também foi um importante local estratégico, tanto para as comunicações como para a distribuição de material bélico. Nos barracões da Estação Ferroviária foi instalado um centro telegráfico, um depósito de equipamentos, um alojamento para soldados e até um estacionamento para caminhões.
Zonas de Combates da Mogiana. |
Armazém Ferrari que foi saqueado durante a Revolução de 32. |
Fonte.
Acervo da Casa da Memória Padre Gomes.
Cel. Amâncio Bueno, fundador da Vila Jaguary. |
PARABÉNS JAGUARIÚNA!!!
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário