quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Comemoração do Jubileu de Prata do Movimento Constitucionalista em São Carlos.




Publicação em jornal de São Paulo, notícia sobre as comemorações do 9 de julho na cidade de São Carlos, em 19 de julho de 1957.
 

 
Transcrição do texto:
São Carlos, (Dep. A Gazeta) - “Conforme foi noticiado pela A Gazeta, a cidade de São Carlos comemorou, com grande brilhantismo, o jubileu de prata do Movimento Constitucionalista de 1932.
As fotografias que hoje publicamos dizem bem alto o que foram essas comemorações cívicas, que lembram a grande e nobre luta de São Paulo pelo restabelecimento do regime da lei e da ordem, luta na qual São Carlos tomou, desde o começo, ao lado de todas as cidades paulistas, o primeiro lugar nas linhas de frente e em todos os demais trabalhos da Revolução. Nas fotos vemos o desfile e as urnas contendo os despojos dos quatro voluntários são-carlenses tombados Alípio Benedito, Modesto Santana, Benedito Ferreira da Silva e Luiz Roehrer, conduzidos por antigos combatentes; celebração da missa campal, na frente da Catedral, pelo respectivo cura Mons. José Ribeiro de Aquino Pereira; a genitora de Modesto Santana entre senhoras sãocarlenses; a absolvição aos despojos dada por Mons. José de Aquino Pereira; a inumação das urnas dos voluntários no monumento erguido na praça dos Voluntários; chamada dos mortos, pelo ex-combatente Antonio Carrá, o Prof. Edu Faria Doria e Dr. Olney Borges Pinto de Souza quando falavam sobre a magna data paulista, e grupo de ex-combatentes tirado em frente ao Monumento aos Voluntários. (Fotos Ceneviva)”.
 
Arquivo particular.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
 

2 comentários:

  1. Meus parabéns à nossa presidente MARIA HELENA TOLEDO SILVEIRA MELO ao lembrar o JUBILEU DE PRATA da Revolução Constitucionalista de 32, justamente no ano em que estamos comemorando os 80 Anos da Constituição de 1934, a vitória moral daquele Movimento. Vale lembrar também que a Sociedade Veteranos de 32-MMDC comemora em 2014 o seu JUBILEU DE DIAMANTE (foi fundada em 7 de julho de 1954).

    ResponderExcluir
  2. Prezado Cel. Mario Fonseca Ventura.
    Agradeço as sua amáveis palavras e reitero meu firme propósito de continuar com nossos objetivos e ideais constitucionalistas.
    Um respeitoso abraço.
    Maria Helena de Toledo Silveira Melo

    ResponderExcluir

Homenagem ao Dia dos Pais!

    As Mãos do Meu Pai                                                        Mário Quintana     As tuas mãos têm grossas veias co...