PARABÉNS SÃO PAULO!!!!!!!
Fig.1.
Parque do Ibirapuera, destaque para o Obelisco.
São Paulo foi fundada em 1554 por padres jesuítas, originou-se do primeiro centro de catequese do Brasil: O Colégio São Paulo (ou Casa de São Paulo, ou, ainda, Pátio do Colégio).
Ao redor desse colégio, a cidade tomou sua forma urbana inicial: um triângulo cujos vértices encontravam-se os conventos de São Bento, São Francisco e do Carmo.
Fig. 2.
Pátio do Colégio.
Fig.3.
Mapa da Capital do Estado de São Paulo.
É um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non Ducor, Duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo”.
A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.
Fig. 4.
Rua Florêncio de Abreu ponto de partida do comércio.
Fig. 5.
Província de São Paulo.
Fig. 6.
Paulistanos exemplo de civismo.
Em 1932, São Paulo se mobiliza no seu maior movimento cívico: a revolução constitucionalista, quando toda a população se engaja na guerra contra o "Governo Provisório" de Getúlio Vargas.
Fig. 7.
Combatentes da Revolução de 1932 nas ruas centrais da cidade de São Paulo.
Fonte.
Enciclopédia Abril e pt.wikpedia.org.
Fig. 1 – www.portalrcr.com.br
Fig. 2 – institutoandreluiz.org
Fig. 3, 4, 5 e 6 - Enciclopédia Abril
Fig. 7 - peregrinaculturalcom.br.
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário