Fiquei
encantada com uma matéria de Douglas Nascimento*, publicada na página São Paulo Antiga, sobre um mural em um edifício
em São Paulo, que ele descobriu ao acaso. Neste lindo mural, o artista usou a imagem de uma das pin-ups de Vicente Caruso,
para compor sua obra. Veja mais detalhes no trecho do texto que transcrevi:
Um
mural para São Paulo se orgulhar.
Mural, no edifício São Raphael, do Atelier Artístico Moral.
São Paulo é uma
metrópole fantástica, que se revela surpreendente a cada esquina. E foi
passeando de carro pela Avenida Paes de Barros, no bairro da Mooca, que me
deparei com um magnífico mural sobre São Paulo, totalmente desconhecido do
grande público. [...]
[...]Entretanto, na
mesma semana, voltei ao local caminhando e observei que ali não havia apenas
uma pintura. Existia, isso sim, uma verdadeira obra de amor por São Paulo.
Toquei o interfone e pedi ao porteiro para conversar com o(a) síndico(a) e
conhecer o espantoso mural particular.
Fui gentilmente
recebido pela síndica do edifício, Sra. Sonia Elias Vidal que prontamente me
contou um pouco da história deste enorme painel de azulejos, colocado dentro de
um edifício residencial. Outras informações me foram fornecidas pelos
familiares do construtor.
Inaugurado em 1959, o
Edifício São Raphael é um dos mais antigos desta região da Mooca. Foi erguido
pelo espanhol Raphael Jurado, que idealizou a construção para suas cinco filhas
e seu único filho homem que, posteriormente também seria construtor. Jurado,
vanguardista, fez do Edifício São Raphael o primeiro desta avenida com
elevador, e quis colocar no edifício algo que mostrasse aos moradores e
visitantes o orgulho paulista. Para isso, contratou o mais famoso artista de
pintura em azulejos da época, o Atelier Artístico Moral, cujas obras estão
espalhadas pela cidade de São Paulo e por todo o interior paulista.
Trata-se de um mural
onde a mulher paulista divide a obra em duas épocas, à esquerda a São Paulo
antiga cuja inspiração é uma das famosas aquarelas de José Wasth Rodrigues mostrando
a Praça da Sé em 1859, e do lado direito a São Paulo moderna da época da
inauguração do prédio, com uma imagem mostrando o Viaduto Santa Ifigênia e seus
arredores.
Esta magnífica
declaração de amor por São Paulo está muito bem cuidada pelo Edifício São
Raphael, cuja síndica dá uma atenção toda especial a obra para que ela
mantenha-se sempre limpa e bem preservada. São Paulo sempre nos surpreende, não
é mesmo?
Nosso agradecimento ao
construtor Raphael Jurado, que permitiu que neste edifício constasse um obra
artística de tamanha importância para a cidade. São pessoas como ele que nos
fazem amar ainda mais a nossa de São Paulo.
*Douglas
Nascimento - Jornalista, fotógrafo e pesquisador independente, é presidente do
Instituto São Paulo Antiga e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São
Paulo (IHGSP).
O Mural sob outra perspectiva. |
No rodapé do mural a assinatura e o número de telefone. |
PIN
UP PAULISTA.
A Pin-up Paulista de Vicente Caruso.
Meio
assanhadas, meio inocentes, sempre curvilíneas. Essas eram as mulheres que
apareciam nos calendários carregados pelos soldados americanos durante a
Segunda Guerra Mundial (1939-45) —e nas casas e comércios brasileiros alguns
anos depois.
Numa
época em que mostrar as coxas era um escândalo, a silhueta feminina foi
materializada nas pin-ups. Dos pelotões de guerra, as ilustrações ganharam
rapidamente as campanhas publicitárias.
Um
dos responsáveis pela adaptação do estilo americano à realidade brasileira foi
Vicente Caruso (1912-1986), com as pi-ups paulistas que ficaram famosas no
calendário (Folhinha) da Colchão de Molas Brasil e da Goodyear em comemoração
ao 4º Centenário de São Paulo, algumas delas, inclusive, foram posteriormente relacionadas
à mulher paulista da Revolução Constitucionalista de 1932.
Fonte.
https://saopauloantiga.com.br/um-mural-para-sao-paulo-se-orgulhar/
https://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira
Melo.
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