domingo, 11 de agosto de 2019

Homenagem ao Dia dos Pais – 2019




Quero deixar uma pequena homenagem a todos os pais, os Pais Heróis! Pais que partiram e morreram lutando em guerras para deixar um mundo melhor para seus filhos, pais que lutam no dia a dia para oferecer uma vida melhor, do que a sua, aos seus filhos enfim a todos os homens que foram, são ou se tornaram grandes e amorosos pais.
A herança deixada por nosso pai será sempre lembrada, suas atitudes são os exemplos que os filhos seguirão por toda a vida.
Soldados de guerra ou não Eles serão sempre nossos Heróis!!!!



 
Xilografia de Vasco Prado, "Soldado Morto", 1950.



Carta de um filho em homenagem a seu pai morto.
[...] E você está morto. Pela primeira vez você aniversaria, estando morto. Isto quer dizer: você, em verdade, não aniversaria, você está além do tempo, fora dele, imerso na eternidade. Você, que já morreu, isentou-se do tempo, não aniversaria mais, nem morre mais. Você está maduro, cumprido, completo, além da sorte, do rumor do mundo. Eu me lembro de você, com carinho, ternura e tristeza. Eu, ainda tecido de tempo, eu que morro a cada dia, me lembro de você e de seu aniversário.
Você, nascendo, inaugurou a possibilidade de que eu nascesse. Você, nascido, me precedeu, e agora sucedo a você, e me lembro de você, por você, em seu nome. É possível que você precise desta minha lembrança — pequeno ramo de flores que ofereço a você, por você e para você, substituto que sou de você, cuja chama viva continua a viver em mim: você está no reino da imemória, e o seu calor passou para as minhas mãos, para que eu me lembre dele, e o honre.
Precedido por você, sucedendo a você, plantei, por minha vez, as sementes das árvores que, já nascidas, me sucedem e me sobreviverão. Quero honrar sua memória — e sua vida. Quero que o seu aniversário seja, mais uma vez, o dia do compromisso meu com você: de que eu assuma a minha vida e a minha liberdade. De que eu seja fiel ao que de melhor for vivo em você. Assumindo minha vida e minha liberdade, sou fiel a você, à chama que você me legou, à vida que tenho e que, sem você, seria impensável. Prossigo, por mim, por você, por todos os que nos antecederam, por meus filhos e pelos que me sucederem, por todos os homens, a minha caminhada. Que ela seja corajosa, bondosa, firme. Que eu tenha as coragens que faltaram a você, os gestos libertários que seus braços não puderam esboçar.
Que você se sinta mais livre e mais vivo, em mim. Que eu leve, mais longe, a vida que você me legou. Que eu salve você, dentro de mim, que eu esteja, em mim, bem vivo para que você — que eu continuo — fique bem vivo, livre, humano e profundo, em mim, por mim, por você, por todos.
Te amo, pai.
Fonte - https://correioims.com.br  - Hélio Pellegrino. Lucidez embriagada. Organização de Antonia Pellegrino. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2004, p. 37.





                 Frase de uma ouvinte, Esther Saba, da Rádio Eldorado, programa São Paulo de Todos os Tempos.
9 de julho, data que não pode ser esquecida pelos mais velhos para ser entendida pelos mais jovens. Ao compreender a importância de 1932, descobrimos que é possível ao povo brasileiro fazer deste país uma grande nação, com dignidade e persistência, sem desistir.


O 10º NÚCLEO DE CORRESPONDÊNCIA MMDC TRINCHEIRAS PAULISTAS DE 32 DE JAGUARIÚNA HOMENAGEIA NESTE DIA TODOS OS PAIS!!!!!!


Joaquim Norberto de Toledo Junior, meu pai.

 





Cel. Joaquim Norberto de Toledo, meu avô.

 




A meu pai Joaquim Norberto de Toledo Junior, Soldado Voluntário da Revolução Constitucionalista de 1932.




Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
11/08/2019



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...