segunda-feira, 7 de março de 2016

E ELAS TAMBÉM FORAM À GUERRA!










Na cidade de São Paulo, no dia 9 de julho de 1932, na Rua Sergipe nº 37, estavam reunidos, os principais articuladores do maior levante armado contra um Governo Provisório. Militares e civis uniram forças em prol de uma nova Constituição.
Com uma forte adesão popular, a Revolução Constitucionalista de 1932, não teria sido possível sem a participação e o apoio das mulheres.
Mais de 70 mil mulheres trabalharam como voluntárias somente nas oficinas de costura; até o último dia de setembro, produziram 450 mil fardas. Dia e noite a Cruz Vermelha promovia cursos rápidos de enfermagem para suprir a demanda dos hospitais, postos de emergências e frentes de combates.
A Liga das Senhoras Católicas agasalhou, alimentou e acomodou mais de 100 mil pessoas; serviram 180 mil refeições; confeccionaram 80 mil fardas e 60 mil compressas e ataduras.
Nas Casas do Soldado, espalhadas por todo o Estado, as mulheres acolheram as famílias desamparadas e crianças.
As mulheres voluntárias trabalharam incansavelmente na produção de milhares de capacetes de aços e também na fabricação de material bélico.

A atuação da mulher paulista na Revolução de 1932 não pode ser descrita num simples capitulo, ela atuou em todos os setores, na retaguarda e nas frentes de batalhas. Usando uma farda e empunhando uma arma, elas foram também para os combates nas trincheiras. 






Mulheres manobravam a prensa na fabricação dos capacetes.






Produção dos capacetes, mulheres e crianças.






A produção de um dia de trabalho.






Costureiras.




Enfermeiras da Cruz Vermelha.








Maria Soldado.







Maria Sguassábia.

Maria Soldado e Maria Sguassábia lutaram nas trincheiras.



No Dia Internacional da Mulher o Núcleo de Correspondência “Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna” homenageia todas as mulheres e em especial as mulheres guerreiras e heroicas que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932.




Fonte.


omundodeligialopes.blogspot.com


gingalimeira.blogspot.com.br
                                      



Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...