sábado, 13 de maio de 2023

HOMENAGEM ÀS MÃES!

 


No Brasil foi oficialmente instituído o DIA DAS MÃES em 1932, em todo o país, no segundo domingo de maio. A data passou também a fazer parte do calendário da Igreja Católica. A primeira comemoração no País foi em 12 de maio de 1918 pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.  

 

Comemoração em 1918 - (Arquivo ACM-RS)


 As Mulheres, mães, no Movimento Feminista no Brasil.

As mulheres do Brasil reunidas por um alto ideal de confraternização feminina, para trabalhar pelo progresso do país, sentindo-se fortes, na educação recebida, para obter a realização de seus ideais, deseja homenagear as Mães Brasileiras – o maior fator de nosso aperfeiçoamento moral – dirigindo-se ao chefe do governo provisório, por esta Moção, pede-lhe a oficialização do “Dia das Mães” no segundo domingo de maio.”

Esse texto, publicado no Jornal Correio da Manhã no dia 8 de abril de 1932, revela o movimento que deu origem à oficialização do Dia das Mães no Brasil. A solicitação de oficialização partiu da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, com base em uma moção aprovada no Segundo Congresso Internacional Feminista. A data foi oficializada pelo decreto nº 21.366, de 5 de maio de 1932, mesmo ano da conquista do direito ao voto e à candidatura política pelas mulheres. O movimento feminista foi liderado pela bióloga Berta Lutz, articuladora das questões políticas que resultaram nas leis de igualdade dos direitos políticos nos anos 1920 e 1930.

 

Correio Da Manhã





Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.



As Mães de 1932.

 

 - Meu filho, dizia uma senhora ao despedir-se, antes a morte, do que ver-te junto a mim, desertor.

 

- Desejaria abraçar-te, exclamava outra, e cobrir-te de beijos, filho único e único bem que Deus me deu; mas não desejaria que me apontassem como mãe de quem não cumpriu o seu dever. Não desanimes, meu filho; luta até o fim; Deus é bom, e dar- nos- á a vitória, pois a causa também é sua.

 

- Meus filhos, faz hoje dez anos que morreu seu irmão Newton. Deus vos acompanhe. Isto proferia a heróica progenitora de João Batista Prado, quando, em 10 de julho de 1932, em companhia de seus irmãos, fora despedir-se de sua santa e abnegada mãe.

A tanto desprendimento não tararia a responder o filho dileto tocando as raias do sublime e quase prestes a expiar, devido ao esfacelamento de uma perna causado por granada:

Isto não é nada por São Paulo: São Paulo merece muito mais; Viva São Paulo.

 

Chegava a Piracicaba o primeiro mártir constitucionalista. Ao enterro de Enes Silveira Mello, a cidade inteira compareceu. D.ª Malvina Sampaio Mello, elemento da elite piracicabana e testemunha ocular desse ato de religioso patriotismo, que bem mostra o alto civismo da Mulher Paulista, é quem no-lo vai contar; ouçamo-la:

-Não posso (dizia S. Excia[MHdTSM1] . em carta dirigida ao Jornal O Estado) como paulista entusiasta pela causa de São Paulo, calar-me diante do heroísmo abnegado de uma distinta piracicabana, a primeira desta terra que perdeu o filho no campo da luta, em defesa de São Paulo.

Quando o povo desfilava diante do caixão e ela se achava ao lado deste, pediu para que o desfile parasse para que o Monsenhor Rosa fizesse a recomendação. Depois, com uma serenidade que a todos assombrou, pegou nas mãos geladas do seu querido Enes que ia partir e, osculando-as, disse estas palavras sublimes de despedida que muito nos comoveram:  - Vae filho querido; que todas as mães piracicabanas tenham coragem, assim como eu! Diante da Pátria não se chora!

(Texto acima - cópia do livro A Mulher Paulista no Movimento Pró Constituinte)

 

 

Voluntárias na Revolução Constitucionalista de 1932.

MÃE é símbolo de coragem, abnegação, solidariedade e amor, tão bem demostrado no texto, é o alicerce e o exemplo para que seus filhos sigam uma vida digna e plena.

 

DESEJO UM ÓTIMO DIA À TODAS AS MÃES E FAMILIAS!!!

UM DIA DE PAZ, CARINHO E SOLIDARIEDADE ÀS FAMILIAS!!!

Portal Trincheiras de Jaguariúna.

 

UMA HOMENAGEM ESPECIAL À MINHA MÃE E AVÓS QUE BRILHARAM COMO HEROINAS E BRILHAM NO INFINITO COMO AS ESTRELAS!

 

Fonte.

https://educacao.uol.com.br/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/

https://ufop.br/noticias/institucional/o-dia-das-maes-e-conquistas-sociais

RODRIGUES, J., A Mulher Paulista no Movimento Pró Constituinte. Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1933, 192p.

 

Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

 

 


HOMENAGEM ÀS MULHERES NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

  No dia Internacional da Mulher, minha homenagem às mulheres guerreiras que participaram da Revolução de 1932, nas frentes de batalhas, nos...