quarta-feira, 11 de agosto de 2021

DIA DO DETECTORISMO NA FAZENDA.

 

RESGATE HISTÓRICO.


Detectoristas da Região e participantes. (Foto Luiz A. S. Melo).


Foi realizado no dia 08 de agosto de 2021 uma ação voluntária de garimpagem de objetos na Fazenda da Barra em Jaguariúna, com o objetivo de coletar materiais, catalogados pertencerão ao acervo da Prefeitura, que serão utilizados para a instalação de uma “Sala Museu”, referente à Revolução Constitucionalista de 1932.

Participaram deste evento os amigos detectoristas: Clarissa Maria da Silva de Jaguariúna, Dário F. Domingos Junior e Sr. Dário Domingos de Amparo, Paschoal A. Loner e Rosa Stela S. Alves Loner de Pedreira, Thiago Tee e Amanda Tee (Detectapira) de Itapira, Flavio Davidoski e Beatriz Davidoski de Mogi Guaçu, aos quais deixamos nossos sinceros agradecimentos.

O evento foi realizado pelo Sr. Fabiano Rizzoni, Curador da Fazenda da Barra, da Secretaria de Turismo e Cultura com autorização e apoio da DD. Secretária de Turismo e Cultura Ilma. Sra. Maria das Graças Hansen Albaran Santos e com a colaboração de Maria Helena de Toledo Silveira Melo do Portal “Trincheiras de Jaguariúna”.

Entre vários projetos, alguns já realizados, está em andamento um projeto de instalação de uma “Sala Museu da Revolução Constitucionalista de 1932”, seguindo as normas e demais exigências para equipar e adequar o espaço que servirá para que estudantes e a população tenham acesso ao conhecimento desta História tão importante para o País e que teve a participação de cidadãos jaguariunenses.

 A Fazenda Da Barra, em 1932, foi invadida por soldados mineiros que faziam parte do exército do Governo. Os soldados arrombaram a casa principal e ali se instalaram, objetos e utensílios foram destruídos e em um dos ambientes deixaram inscrições, algumas preservadas até hoje, de ódio aos paulistas e a “Sala Museu de 32” será instalada neste espaço e para tanto gostaríamos de contar com doações dos amigos, colecionadores e simpatizantes da Revolução Constitucionalista de 1932. Antecipadamente agradecemos aos que puderem contribuir.

Agradecemos ao Sr. Thiago Tee e sua esposa Amanda (Detectapira) pela primeira doação para a “Sala Museu de 32 “, artefatos encontrados nas trincheiras de Eleutério.



Artefatos encontrados nas trincheiras de Eleutério.


O cidadão de Jaguariúna tem a oportunidade de colaborar com o resgate da História da Fazenda da Barra a qual tem uma importância histórica e cultural para o Estado de São Paulo. Se você possui algum documento, fotografias, objetos ou sabe de alguma história importante relacionada à Fazenda poderá enriquecer o acervo doando ou cedendo para conferência.

Para doações podem entrar em contato com o Sr. Fabiano Rizzoni pelo e-mail.  fprizzoni@yahoo.com , pelo telefone da Secretaria de Turismo e Cultura  (3867 4223) ou  pelo e-mail malusim53@yahoo.com.br ou pela página do Portal “Trincheiras de Jaguariúna” no Facebook.

(https://www.facebook.com/portaltrincheirasjaguari).

            Algumas fotografias do evento, as fotografias foram feitas pelos participantes.

 

 

Objetos encontrados.



Objetos encontrados, alguns fragmentos de bomba.










 
Thiago Tee (Detectapira)



Fabiano Rizzoni (SETUC).



Thiago e Amanda Tee.



Flavio Davidoski.



Flavio Davidoski (Mogi Guaçu).









Paschoal e Rosa Loner. 




Clarissa Maria da Silva (Jaguariúna).



Paschoal e Rosa Loner (Pedreira)


Clarissa e ao fundo Dário pai e filho (Amparo)


Agradecimento especial à Prefeitura Municipal de Jaguariúna.

 


Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...