quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MENSAGEM DE NATAL





                                                                                Fig. 1
 
 
“Para que haja Paz no mundo em que vivemos antes será necessário que a Paz esteja em nosso coração”.
 
 
 
 
 
 
 “Que a alegria do Natal ilumine os corações com a luz do verdadeiro amor”.
 
 
                                                                                                Fig. 2
 
 
              O Núcleo de Correspondência Trincheiras Paulistas de 32 de Jaguariúna deseja a todos os amigos(as), leitores(as), colaboradores e seguidores(as) um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
 
Maria Helena de Toledo Silveira Melo.
Presidente
 
 
“AO COMBATE PELA VITÓRIA!”
 
Fig. 1 – “Adoração dos Pastores”, obra de François Boucher (1703-1770), França.
Fig. 2 – arquivo particular, publicação distribuída após a Revolução de 1932.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Outro Voluntário da Revolução de 1932 nascido em Jaguariúna.


Valdomiro Chiavegatoera filho do Sr. Augusto Chiavegato e da Sra. Agda  Cavallini Chiavegato e nasceu em Vila Jaguary em 1905. Eram seus irmãos: Reinaldo, Alfredo, Adolfo, Mario, Antônio Carlos, Ilde, Carmela, Augusta, Regina, Silvia e Lucila José.

Conforme informações de sua irmã, Sra. Lucila José, Valdomiro alistou-se por Mogi Mirim, não sabendo qual batalhão.

O Sr. Valdomiro Chiavegato fazia parte de família pioneira em Jaguariúna que chegou à Vila Jaguary em 23 de dezembro de 1872 e instalou sua residência em Tanquinho, hoje Bairro Tanquinho.

O Sr. Augusto Chiavegato, pai do Sr. Valdomiro possuía um armazém em uma rua central da Vila Jaguary o qual foi totalmente saqueado e destruído pelas forças ditatoriais.  Por precaução e também por temer por seus filhos menores foi obrigado a partir para Campinas na tentativa de proteger sua família.

Mais tarde, após a cessação das hostilidades, o Sr. Augusto retornou à Vila Jaguary e iniciou a recuperação de seu armazém junto com seu filho Valdomiro que havia retornado da revolução perfeitamente bem. Uma das funções do Sr. Valdomiro era fazer entregas com o caminhão da família nas redondezas e em uma destas viagens uma fatalidade veio a ocorrer e o Sr. Valdomiro nunca mais retornou à Vila deixando uma tristeza imensa na família. Mesmo com todas as buscas possíveis nunca mais encontraram ou souberam de seu paradeiro.
 
 
 
 

Sr. Augusto Chiavegato e Sra. Agda Cavallini Chiavegato estão ao centro, sentados; em pé, logo atrás de seus pais, o Sr. Valdomiro Chiavegato. Os outros são seus irmãos.
 
 

Informações e fotografia fornecidas pela Sra. Lucila José Chiavegato Pessorrusso, irmã do Sr. Valdomiro e que tem hoje 86 anos. Ela é comerciante e continua morando em Jaguariúna.
 
 
                                                                                                         M.H.T.S.Melo
 
Sra. Lucila José Chiavegato Pessorrusso.
 
 
 
 
Editado e publicado por Maria Helena de Toledo Silveira Melo.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...