quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Léo Silveira Mello - voluntário por Piracicaba






Nasceu em Piracicaba em 16 de maio de 1913. Foram seus pais, Estanislau Silveira Mello e Antonia da Costa Silveira Mello.

Diplomou-se pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”, em 1938.

Em 1939 foi nomeado professor da Escola Profissional “Dr. Carolino da Motta e Silva”, em Espírito Santo de Pinhal, cargo que exerceu até 1955, quando então foi designado como Diretor da mesma Escola.

Como engenheiro-agrônomo possuía diversos títulos e inúmeros trabalhos executado dentro de sua especialização.

Casou-se com Ruth Vergueiro Silveira Melo e dessa união teve os seguintes filhos: José Eduardo, Luiz Antonio e Roberto.

Em 1959 mudou-se de Espírito Santo de Pinhal para a cidade de São Pedro. Foi eleito vereador à Câmara Municipal, de janeiro de 1960 a fevereiro de 1969. Foi agraciado com o título de “Cidadão Sampedrense”, outorgado pela Câmara Municipal de São Pedro.

Como sócio e na direção da Fazenda São Pedro, nesse município, participou de inúmeras atividades e obras de benemerência em prol dos mais necessitados, tendo deixado durante os anos que morou nessa cidade, inúmeros amigos.

Em 1972 transferiu-se com a família para Piracicaba e foi readmitido no serviço público na CATI, em Campinas, com o cargo de Assistente de Planejamento Agropecuário, onde permaneceu até 1978. Neste mesmo ano foi obrigado a afastar-se por motivo de doença e dois anos depois aposentou-se, vindo a falecer em 6 de agosto de 1982.


Foi Voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932.
Alistou-se na cidade de Piracicaba (SP) sob o número 526.


Documento comprobatório

Recebeu a MEDALHA DA CONSTITUIÇÃO







Carteira de estudante.




As informações e documentos foram fornecidos por seus filhos Roberto Silveira Mello e Luiz Antonio da Silveira Melo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

11º aniversário da morte do Governador Pedro de Toledo



 
 

Em 30 de julho de 1956 o jornal “A GAZETA - Notícias e Telegramas” anunciava a comemoração cívica do 11º aniversário de morte do Governador Pedro de Toledo, organizada pela Sociedade Veteranos de 32, que era presidida pelo Sr. Mércio Prudente Corrêa.

 Nas fotografias do jornal  meu pai, Joaquim Norberto de Toledo Junior e meu irmão, José Joaquim, (marcados com uma seta vermelha) aparecem entre as personalidades presentes no evento cívico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“Ocorreu ontem a passagem do décimo primeiro aniversário da morte do ilustre paulista Pedro de Toledo, governador de São Paulo de 32. A Sociedade Veteranos de 1932 – MMDC fez realizar, às 11 horas, na Capela da Necrópole da Consolação, missa em memória do saudoso paulista. Discursaram, depois, à beira da sepultura, o padre Fernandes Pedreira, antigo Capelão das Forças Constitucionalista e o Sr. Mercio Prudente Correia, presidente daquela entidade”.
“Nas fotografias, aspectos da comemoração cívica.”
 
Arquivo Particular.
 
 
 
 
 O SenhorMércio Prudente Corrêa foi o primeiro Presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC  nasceu em 11 de março de 1908 e faleceu em 20 de abril de 1983.
 
Fonte
Memórias do Ventura
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 4 de novembro de 2012

Mausoléu dos Voluntários Campineiros na Revolução de 1932




O monumento aos Heróis de 32, no Cemitério da Saudade em Campinas, SP, é de autoria de Marcelino Velez, com forma da Bandeira Paulista, foi inaugurado em 9 de julho de 1935 e abriga os restos mortais de 34 voluntários que morreram em decorrência do movimento constitucionalista de 1932. A construção foi financiada na época pela iniciativa privada.

Neste Mausoléu encontram-se os restos mortais do voluntário Nabor de Moraes, nascido em 12 de maio de 1914 na Vila Jaguary, atual Jaguariúna, SP.  Nabor foi ferido, durante um combate, por estilhaços de granada vindo a falecer em 31 de agosto de 1932.
 
Frente do Monumento Mausoléu


                                                               







O Soldado Guardião

 






 
 

Fontes de informações:

G1 Campinas e Região.
Disponível em http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012apos77-anos-monumento-aos-herois-sera-restaurado-em-campinas.html. Acesso em 02 de nov.de 2012.
 
 



 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Convite para Missa de Finados no OBELISCO


Convido todos os amigos(as) para a Missa de Finados no  Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (OBELISCO), as 10h do dia 2 de novembro, o convite é extensivo aos familiares, amigos e toda a comunidade.

Conto com a presença de todos.



MARIO FONSECA VENTURA
Coronel  PM - Presiente
Sociedade Veteranos de 32 - MMDC
Rua Anita Garibaldi, 25
Centro - SP -CEP01018-020
11 - 3105 8541

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

  Os homens de cor e a causa sagrada do Brasil   Os patriotas pretos estão se arregimentando – Já seguiram vários batalhões – O entusias...